Oficina TP4 – Unidade 14
Um dos maiores desafios do professor é lidar com a questão da diversidade cultural, social e lingüística do aluno. Esta Oficina TP4 – Unidade 14 trouxe uma reflexão muito apropriada para suscitar esclarecimentos e ressignificação de conceitos e postura diante de tal fato anunciado acima.
De forma bem dinâmica entramos em discussão sobre Letramento. A Oficina foi planejada com o objetivo de sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita. O que para isso de forma bem dinâmica entramos em discussão sobre letramento, ouvindo a música Meu caro amigo de Chico Buarque (após antecipação dos conhecimentos prévios pelo título) com a finalidade de extrairmos a situação comunicativa que se apresentava nos versos da canção, em que contexto ela foi produzida e sua relação com a proposta de letramento. Nesse momento e a partir daí não houve tempo para que os cursistas se desligassem dos trabalhos. Os resultados obtidos através do trabalho em grupo têm demonstrado que a interação entre colegas, formador e cursista e vice-versa têm proporcionado socializações, reflexões e trocas de experiências em sala muito ricas. Isso torna esse momento fundamental e indispensável na Oficina. Vivenciamos ainda atividades que envolveram situações práticas para análise, dramatizações de situações de letramento, leitura do texto de referência, páginas 54 e 55, leitura de alguns Avançando na Prática que contemplavam a proposta de letramento, elaboração de atividade didática, leituras de alguns trechos do TP4 que sistematizaram alguns pontos chaves da Oficina: conceito de letramento, alfabetização, iletrado, processo de letramento, importância da cultura, papel do professor e da escola, procedimento e estrutura de leitura etc
Diante disso, os professores fizeram uma avaliação muito positiva e declararam no diário de bordo (proposta de avaliação) o que aprenderam, o que ressignificaram e o que fariam dali por diante em relação ao trato com a língua portuguesa em sala de aula: “Aprendi que precisamos valorizar o conhecimento de mundo do outro...”, “não existe ser humano iletrado que viva numa sociedade de letrada”, “Letramento é vivência, aprendizado da vida”, “Pude refletir sobre aspectos relacionados à leitura (contexto, finalidade...) além da ideia de letramento”, “Percebi que preciso ampliar essa ideia...”, “Aprendi que meu aluno leva para sala de aula conhecimentos de mundo e o que precisa são condições para efetivar e ampliar seus conhecimentos através de um ensino e aprendizado de coisas significativas. O que tem interferido muitas vezes nas discussões da oficina é o tempo que faz policiar as falas e, consequentemente, as trocas de experiências. Contudo tem nos ajudado a falar de forma organizada o que é necessário.
De forma bem dinâmica entramos em discussão sobre Letramento. A Oficina foi planejada com o objetivo de sistematizar e aprofundar reflexões sobre letramento, vivenciando situações de leitura e escrita. O que para isso de forma bem dinâmica entramos em discussão sobre letramento, ouvindo a música Meu caro amigo de Chico Buarque (após antecipação dos conhecimentos prévios pelo título) com a finalidade de extrairmos a situação comunicativa que se apresentava nos versos da canção, em que contexto ela foi produzida e sua relação com a proposta de letramento. Nesse momento e a partir daí não houve tempo para que os cursistas se desligassem dos trabalhos. Os resultados obtidos através do trabalho em grupo têm demonstrado que a interação entre colegas, formador e cursista e vice-versa têm proporcionado socializações, reflexões e trocas de experiências em sala muito ricas. Isso torna esse momento fundamental e indispensável na Oficina. Vivenciamos ainda atividades que envolveram situações práticas para análise, dramatizações de situações de letramento, leitura do texto de referência, páginas 54 e 55, leitura de alguns Avançando na Prática que contemplavam a proposta de letramento, elaboração de atividade didática, leituras de alguns trechos do TP4 que sistematizaram alguns pontos chaves da Oficina: conceito de letramento, alfabetização, iletrado, processo de letramento, importância da cultura, papel do professor e da escola, procedimento e estrutura de leitura etc
Diante disso, os professores fizeram uma avaliação muito positiva e declararam no diário de bordo (proposta de avaliação) o que aprenderam, o que ressignificaram e o que fariam dali por diante em relação ao trato com a língua portuguesa em sala de aula: “Aprendi que precisamos valorizar o conhecimento de mundo do outro...”, “não existe ser humano iletrado que viva numa sociedade de letrada”, “Letramento é vivência, aprendizado da vida”, “Pude refletir sobre aspectos relacionados à leitura (contexto, finalidade...) além da ideia de letramento”, “Percebi que preciso ampliar essa ideia...”, “Aprendi que meu aluno leva para sala de aula conhecimentos de mundo e o que precisa são condições para efetivar e ampliar seus conhecimentos através de um ensino e aprendizado de coisas significativas. O que tem interferido muitas vezes nas discussões da oficina é o tempo que faz policiar as falas e, consequentemente, as trocas de experiências. Contudo tem nos ajudado a falar de forma organizada o que é necessário.
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