segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Oficina de Avaliação

Oficina de Avaliação

A Oficina de Avaliação objetiva discutir sobre as formas de avaliar, suas implicações e resultados no processo de ensino e de aprendizagem e, também, analisar e conhecer o sistema de avaliação do SAEB – Prova Brasil e ENEM.
Receita de Olhar de Roseane Murray introduziu a Oficina Avaliação para acolhimento da turma. Em seguida com a exibição de imagens de olhares diversos, o cursista foi motivado a dizer o que trouxe para a Oficina. Isso foi fundamental para estimular a participação ativa de todos. Ficou claro que avaliar é muito mais que quantificar valores de medição, é acima de tudo “diagnosticar” para de posse dos resultados se possa planejar ou replanejar ações para atender às necessidades, não só de quem aprende, mas também de quem ensina.
Nesta Oficina os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre o que é currículo, avaliação interna e externa, suas modalidades , e alguns instrumentos . Através da “dinâmica do desenho” , fizemos o cursista desenhar, recortar, trocar partes, montar e colar uma flor, cujo resultado, além de comentar o processo, foi realizar uma avaliação negativa de algumas produções levando em consideração o ponto de vista do avaliador, na expectativa de provocar o cursista a falar a respeito desse processo: o que se avalia, como se avalia, para que se avalia e a quem se avalia. Foi um sucesso. A compreensão de necessidade de redimensionar realmente o ensinar e aprender vieram à tona . Depois das discussões esse momento foi fechado com a leitura do texto Avaliar para ensinar melhor de Denise Pellegrini. Ficou posto que não é possível dissociar o processo de ensinamento do processo de avaliação e que a desarticulação existente entre currículo-avaliação tem sido um problema que contribui para incoerência entre o discurso e a prática.
A Oficina foi muito proveitosa e gratificante. Sabemos que o processo educativo é complexo, cheio de exigências administrativas e curriculares, mas no meio das reflexões uma luz se acendeu e os professores entenderam que é preciso avaliar para garantir com os resultados, não só a melhor forma de ensinar, mas e sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.

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