Oficina TP5 – Unidade 18
A oficina TP5 – Unidade 18 tratou de Estilo e Coerência cujo objetivo estabelecido foi “Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos”. Esta Oficina foi organizada no capricho. Arrumamos a sala com cartazes que retratavam os estilos diferentes como moda, literatura, arquitetura, comida, vestuário, esculturas, calçados etc. Começamos falando de estilo com a atividade Por que o frango atravessou a estrada? Com a montagem do texto por cinco voluntários. De forma coletiva fizemos a conexão entre as partes do texto, observando a coerência e o uso estilístico de produção. Foi apresentado no data show textos curtos com a fala de algumas personalidades da TV, do mundo político e artística para o cursista tentar descobrir de que autor se tratava. Essa duas dinâmicas aqueceram a todos, que riram muito ao tempo em que tratou do assunto trazendo à tona seus conhecimentos prévios e ampliando esses conhecimentos com a fala dos demais colegas e da formadora. Nesse momento fizemos a conexão com os cartazes afixados na parede. Para aprofundar o conhecimento e reflexões mais sistematizadas, dividimos os cursistas em grupo que fizeram a leitura e resumo do texto de referência, mostrando que é possível compreender o sentido de texto retirando os morfemas. Nosso cuidado durante todo o trabalho era mostrar ao professor que dependendo da escolha dos recursos expressivos podia-se produzir efeitos de sentido também motivados pela emoção do falante. Passemos pelo TP comentando algumas atividades ou lendo alguns resumindos como forma de sistematizar o assunto e provocar o professor cursista a ler o TP. Apresentamos também O tipos de coerência de IngdoreIsso surte um efeito muito bom visto que alguns cursistas se surpreendem com a riqueza de informação existentes no TP. Os grupos analisaram ainda os AP correspondentes as unidades 17 e 18 e uma atividade do AAA destacando o objetivo, conteúdo, adequação à série e, em seguida socializaram. As avaliações dos cursistas foram satisfatórias visto que declararam ter aprendido mais sobre o assunto e também pelas inúmeras atividades práticas que descobriram existir no AAA.
A oficina TP5 – Unidade 18 tratou de Estilo e Coerência cujo objetivo estabelecido foi “Compreender a noção de Estilo e como se constrói a Coerência nos textos”. Esta Oficina foi organizada no capricho. Arrumamos a sala com cartazes que retratavam os estilos diferentes como moda, literatura, arquitetura, comida, vestuário, esculturas, calçados etc. Começamos falando de estilo com a atividade Por que o frango atravessou a estrada? Com a montagem do texto por cinco voluntários. De forma coletiva fizemos a conexão entre as partes do texto, observando a coerência e o uso estilístico de produção. Foi apresentado no data show textos curtos com a fala de algumas personalidades da TV, do mundo político e artística para o cursista tentar descobrir de que autor se tratava. Essa duas dinâmicas aqueceram a todos, que riram muito ao tempo em que tratou do assunto trazendo à tona seus conhecimentos prévios e ampliando esses conhecimentos com a fala dos demais colegas e da formadora. Nesse momento fizemos a conexão com os cartazes afixados na parede. Para aprofundar o conhecimento e reflexões mais sistematizadas, dividimos os cursistas em grupo que fizeram a leitura e resumo do texto de referência, mostrando que é possível compreender o sentido de texto retirando os morfemas. Nosso cuidado durante todo o trabalho era mostrar ao professor que dependendo da escolha dos recursos expressivos podia-se produzir efeitos de sentido também motivados pela emoção do falante. Passemos pelo TP comentando algumas atividades ou lendo alguns resumindos como forma de sistematizar o assunto e provocar o professor cursista a ler o TP. Apresentamos também O tipos de coerência de IngdoreIsso surte um efeito muito bom visto que alguns cursistas se surpreendem com a riqueza de informação existentes no TP. Os grupos analisaram ainda os AP correspondentes as unidades 17 e 18 e uma atividade do AAA destacando o objetivo, conteúdo, adequação à série e, em seguida socializaram. As avaliações dos cursistas foram satisfatórias visto que declararam ter aprendido mais sobre o assunto e também pelas inúmeras atividades práticas que descobriram existir no AAA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário