Oficina TP2 – Unidade 06
Na oficina TP2 – Com o objetivo de discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística os cursistas foram convidados a cantar a música Morda minha língua, de Péri que por sinal os envolveu de tal forma que pediram para copiar . A partir daí todas as atividades em grupo concorreram para a reflexão e sistematização dos assuntos (Tipos de gramática e seus tipos de ensino e como trabalhar a análise lingüística). A abordagem desses pontos aconteceu através da aplicação de dinâmicas momento em que os cursistas fariam relações entre gramática e o tipo de ensino.
Após a leitura da fundamentação teórica e alguns trechos dos resumidos ficou claro que não se pode usar uma língua sem usar a sua gramática. Alguns professores não se davam conta disso e ao trabalhar com seus alunos só vislumbrava a Gramática normativa. Isso não nos surpreende na medida em que sabemos que a maioria dos professores não tem tempo para pesquisa e leituras. Esse fato tem contribuído para o comodismo do professor na busca de conhecimentos de como tratar devidamente a língua.
Depois da atividade prática de como explorar a lingüística textual e refletirmos algumas atividades do AAA reconheceram a importância de não perder de vista as diversas gramáticas que o falante domina e que têm de compreender para assegurar o desenvolvimento da capacidade do aluno para usar a língua em situações diversas de grau de formalidade. Portanto, não priorizar a padrão como única e exclusiva da escola. Ficou assim a esperança de que os cursistas a partir dessas reflexões pudessem se reorientar para preparar aulas dinâmicas, contextualizadas e imprescindíveis ao convívio do aluno em sociedade.
Na oficina TP2 – Com o objetivo de discutir as concepções de gramática, tipos de ensino e análise lingüística os cursistas foram convidados a cantar a música Morda minha língua, de Péri que por sinal os envolveu de tal forma que pediram para copiar . A partir daí todas as atividades em grupo concorreram para a reflexão e sistematização dos assuntos (Tipos de gramática e seus tipos de ensino e como trabalhar a análise lingüística). A abordagem desses pontos aconteceu através da aplicação de dinâmicas momento em que os cursistas fariam relações entre gramática e o tipo de ensino.
Após a leitura da fundamentação teórica e alguns trechos dos resumidos ficou claro que não se pode usar uma língua sem usar a sua gramática. Alguns professores não se davam conta disso e ao trabalhar com seus alunos só vislumbrava a Gramática normativa. Isso não nos surpreende na medida em que sabemos que a maioria dos professores não tem tempo para pesquisa e leituras. Esse fato tem contribuído para o comodismo do professor na busca de conhecimentos de como tratar devidamente a língua.
Depois da atividade prática de como explorar a lingüística textual e refletirmos algumas atividades do AAA reconheceram a importância de não perder de vista as diversas gramáticas que o falante domina e que têm de compreender para assegurar o desenvolvimento da capacidade do aluno para usar a língua em situações diversas de grau de formalidade. Portanto, não priorizar a padrão como única e exclusiva da escola. Ficou assim a esperança de que os cursistas a partir dessas reflexões pudessem se reorientar para preparar aulas dinâmicas, contextualizadas e imprescindíveis ao convívio do aluno em sociedade.
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