Oficina: TP3 - Gêneros Textuais
A Oficina do TP3 – Unidade 10 foi muito rica em informações e isso exigiu uma mediação muito centrada na qualidade das discussões, primando pela interatividade significativa para o aprendizado.
A escolha deste assunto para fazer parte dos assuntos abordados pelo Gestar foi de uma sensibilidade incrível. Apesar do texto estar na sala de aula de todos os professores, na prática da Oficina percebeu-se que muitos cursistas não distinguiam as diferenças entre gêneros textuais e tipos textuais. Visando ao alcance do objetivo de caracterizar os gêneros textuais, os cursistas foram convidados a passear pela sala e observar os diversos textos existentes naquele ambiente ( colocados propositalmente) , para, em seguida, refletirem a partir de questionamentos lançados aos mesmos. Houve necessidade de se pontuar e estabelecer parâmetros que os orientassem na identificação e na classificação dos mesmos, através da leitura do texto de fundamentação, do TP3, páginas de 45 a 46 de Antônio Marcuschi e do Quadro sinóptico textual também de Marcuschi. Alguns tratavam gênero textual como tipo descritivo, dissertativo, narrativo, publicitário etc . Depois desse momento perceberam, com tranqüilidade, que todo texto se materializa em um gênero, definidos por propriedades sócio-comunicativas cumprindo suas funções nas dadas situações comunicativas. Continuamos envolvendo os cursistas numa série de atividades em grupo. Analisamos os Avançandos na Prática correspondentes às unidades da Oficina destacando objetivo, conteúdo, adequação à série e também atividades do AAA, págs. 47 a 51. Outra atividade importante foi quando os cursistas tiveram que planejar uma atividade de leitura, interpretação e produção textual para turmas de 5ª a 8ª séries a partir dos textos indicados, págs 190 e 191, doTP3. Foi um momento propício para sistematizar com enfoque nos elementos envolvidos na leitura e produção de textual e nas etapas de planejamento da escrita. Eles acharam muito enriquecedor este momento.
O roteiro da Oficina estava muito extenso e isso, no final, foi sentido e sinalizado por alguns cursistas: “foi muito produtiva, embora corrida, diante de tantas informações relevantes.”; “apesar da aula de hoje ter sido muito proveitosa, o tempo é pouco para muitas informações”. Outros por sua vez sinalizaram “... a Oficina foi muito dinâmica e aprendi muito”, “Foi ótima, através dela aprendi a diferenciar o que é tipologia e gêneros textuais, sei que é preciso ler mais sobre os mesmos”.
Detectada a dificuldade de alguns professores em relação ao assunto, convidei-os a ler o TP para consolidar a aprendizagem que ora se apresentava e me coloquei a disposição para plantão pedagógico para tirarmos eventuais dúvidas.
A Oficina do TP3 – Unidade 10 foi muito rica em informações e isso exigiu uma mediação muito centrada na qualidade das discussões, primando pela interatividade significativa para o aprendizado.
A escolha deste assunto para fazer parte dos assuntos abordados pelo Gestar foi de uma sensibilidade incrível. Apesar do texto estar na sala de aula de todos os professores, na prática da Oficina percebeu-se que muitos cursistas não distinguiam as diferenças entre gêneros textuais e tipos textuais. Visando ao alcance do objetivo de caracterizar os gêneros textuais, os cursistas foram convidados a passear pela sala e observar os diversos textos existentes naquele ambiente ( colocados propositalmente) , para, em seguida, refletirem a partir de questionamentos lançados aos mesmos. Houve necessidade de se pontuar e estabelecer parâmetros que os orientassem na identificação e na classificação dos mesmos, através da leitura do texto de fundamentação, do TP3, páginas de 45 a 46 de Antônio Marcuschi e do Quadro sinóptico textual também de Marcuschi. Alguns tratavam gênero textual como tipo descritivo, dissertativo, narrativo, publicitário etc . Depois desse momento perceberam, com tranqüilidade, que todo texto se materializa em um gênero, definidos por propriedades sócio-comunicativas cumprindo suas funções nas dadas situações comunicativas. Continuamos envolvendo os cursistas numa série de atividades em grupo. Analisamos os Avançandos na Prática correspondentes às unidades da Oficina destacando objetivo, conteúdo, adequação à série e também atividades do AAA, págs. 47 a 51. Outra atividade importante foi quando os cursistas tiveram que planejar uma atividade de leitura, interpretação e produção textual para turmas de 5ª a 8ª séries a partir dos textos indicados, págs 190 e 191, doTP3. Foi um momento propício para sistematizar com enfoque nos elementos envolvidos na leitura e produção de textual e nas etapas de planejamento da escrita. Eles acharam muito enriquecedor este momento.
O roteiro da Oficina estava muito extenso e isso, no final, foi sentido e sinalizado por alguns cursistas: “foi muito produtiva, embora corrida, diante de tantas informações relevantes.”; “apesar da aula de hoje ter sido muito proveitosa, o tempo é pouco para muitas informações”. Outros por sua vez sinalizaram “... a Oficina foi muito dinâmica e aprendi muito”, “Foi ótima, através dela aprendi a diferenciar o que é tipologia e gêneros textuais, sei que é preciso ler mais sobre os mesmos”.
Detectada a dificuldade de alguns professores em relação ao assunto, convidei-os a ler o TP para consolidar a aprendizagem que ora se apresentava e me coloquei a disposição para plantão pedagógico para tirarmos eventuais dúvidas.
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