sábado, 28 de novembro de 2009

Pedagogia de Projetos



Oficina : Pedagogia de Projetos

Para introduzir a Oficina Pedagogia de Projetos, o acolhimento da turma com Renova-te, de Cecília Meireles foi crucial visto que sabíamos se tratar ainda de um tema rejeitado por parte de alguns professores e por ser um processo que traz à tona divergência e rejeição na sua elaboração e aplicação.
O tema Projeto desta Oficina suscitou muito aprendizado e ressignificação de conceito, pois uma parte dos cursistas nunca havia lido nada de teórico a respeito da pedagogia de projeto. Já havia participado de muitos projetos apresentados pela coordenação escolar ou por alguns colegas e não passava disso. Trecho do livro Pedagogia dos Projetos, de Nilbo Nogueira lido e refletido em grupo para socialização na sala foi muito importante porque trouxe além de conhecimento de organização e estruturação trouxe reflexões filosóficas a respeito, dentre outras coisas, da importância do envolvimento de todos, inclusive dos alunos, na elaboração de um projeto.
Todo passo a passo do roteiro de trabalho, atestava uma metodologia que aliava teoria e prática. Primeiro com dinâmica de reflexão sobre o planejamento de trabalho, estabelecimento de objetivos para o alcance de metas e, em momento posterior, análise de um projeto e uma atividade em grupo para esboçar um anti-projeto baseado no levantamento de problemática e temática. O que mais inquietou os grupos foi a falta de interesse pela leitura por parte dos alunos. A partir desse levantamento eles já levariam a idéia para discutir com a comunidade escolar com o objetivo de viabilizar a elaboração do Projeto a ser desenvolvido na unidade escolar. Como conseqüência, algumas sugestões de teóricos foram indicadas pela formadora e por alguns cursistas.
As turmas foram muito abertas às discussões. Questionaram, deram sugestões, expuseram suas inquietações e experiências, trocaram idéias interagindo sem medo e receio de serem verdadeiros. Foi nessa Oficina que conheci mais o perfil dos colegas cursistas.

Um comentário: